Rio do Sul é considerada a 15ª melhor cidade do país entre aquelas com 50 mil e 200 mil habitantes. É o que mostra um levantamento realizado pela Revista Exame em parceria com a Agência de Classificação de Risco de Crédito Austin Rating, analisando todas os 5.570 municípios brasileiros em diversos índices como fiscal, econômico, social e digital.
A análise levou em consideração um conjunto de 281 indicadores de forma quantitativa e qualitativa. O desempenho dos municípios foi pontuado tanto pela condição do indicador como pelas fontes primárias públicas como IBGE, Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério do Trabalho e Emprego, entre outras.
Além do índice geral, onde Rio do Sul é a 15ª melhor cidade do país, o ranking oferece ainda a colocação entre os índices e subíndices pesquisados. Entre os destaques das principais divisões do levantamento está o indicador fiscal (6º entre as cidades de médio porte e 22º no país) e econômico (38ª melhor entre as cidades de médio porte).
Os indicadores sociais são destaque em Desenvolvimento Humano, como a 4ª melhor entre as cidades de médio porte e 23ª melhor entre todas as cidades do país e Educação: 9ª melhor entre as cidades de médio porte e 27ª melhor no Brasil. E no quesito: Indicadores Digitais, Rio do Sul é a 25ª melhor entre as cidades de médio porte.
A revista Exame lançou o anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, produto do mapeamento e classificação do nível de desenvolvimento dos municípios, hierarquizados por critérios qualitativo e quantitativo. A publicação foi uma forma de avaliar o desempenho das cidades brasileiras, principalmente no momento em que todos enfrentam a pandemia da Covid-19. “Mais do que mostrar estratégias, é uma forma de valorizar o trabalho coletivo de gestores e de toda a população neste difícil momento que todos enfrentam”, relata a publicação.
O prefeito José Thomé ressaltou que a cidade vem apresentando de forma constante, bons índices de crescimento e desenvolvimento em diversas áreas. “A pesquisa da revista Exame repercute muito bem algumas áreas importantes como social e educação, onde temos focado alguns programas diferenciados. Mas não é apenas o poder público que mostra força com este tipo de levantamento, mas toda a sociedade que trabalha junto e voltado ao desenvolvimento da cidade”, comentou.
Quesitos avaliados – Anuário: As Melhores Cidades do Brasil
Indicadores Fiscais:
– Aplicação na Saúde e Educação
– Capacidade de pagamento
– Capacidade de Arrecadação
– Execução do orçamento
Indicadores Econômicos
Padrão de Vida
Mercado de Trabalho
Indicadores Sociais
– Desenvolvimento Humano
– Educação
– Saúde
– Habitação
– Responsabilidade Social
– Atenção ao Jovem
Indicadores Digitais
– Mobilidade Digital
– Acesso Digital ao Conhecimento
Clóvis Eduardo Cuco
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Rio do Sul
Deixe seu comentário!